O direito do acesso à água diante do cenário de escassez do recurso será o tema da reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Efeitos da Emergência Climática, coordenada pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL). O encontro será realizado às 14h30 desta sexta-feira (15), no Plenário da Câmara, com entrada do público pela  avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta.

“A pauta da reunião é em referência ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O tema deste ano, definido pela Agência Nacional das Águas (ANA) é ‘A água nos une e o clima, nos move’. Dentro deste contexto queremos debater o direito ao acesso à água e as tentativas de apropriação privada desse bem da natureza essencial para a vida”, diz Paulo Bufalo.

“Ao propor este tema, a ANA alerta para o fato de que as mudanças climáticas  afetam principalmente grupos sociais vulneráveis, com falta de água para abastecimento, encarecimento dos preços dos alimentos causados por impactos climáticos e aumento de doença devido à  dificuldade acesso a água potável.  Esse cenário de Emergência Climática torna necessário o planejamento de ações e preparação para enfrear essa realidade, bem como garantir políticas que garantam a preservação dos corpos d’água e o acesso democrático a ela” alerta.

A mesa de debates será composta por Emília Rutkowky, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Juliano Fujita, da Rede Livres – Produtos do Bem ; e por Hilary Tamara, do Coletivo Amigos da Mina do Jardim Santa Lúcia.

A reunião terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Campinas nos canais 11.3 da TV Digital, 4 da NET e 9 da Vivo Fibra. Também é possível acompanhar ao vivo nas páginas do Facebook da Câmara Municipal de Campinas e da TV Câmara Campinas, no site da Câmara (campinas.sp.leg.br) e no canal da TV Câmara Campinas no YouTube.