Por iniciativa do vereador Paulo Bufalo (PSOL), a Câmara de Campinas realizou na segunda-feira (11/3), na Primeira parte da Reunião Ordinária, uma homenagem à militante Roseli Bianco, que faleceu em 2014. O evento está disponível no canal do Cutubeia da TV Câmara Campinas https://www.youtube.com/live/-SXU0xH5z0c?si=AnDiu8WzGu2tyoUj

Roseli Bianco nasceu em 28 de março de 1950 na cidade de Monte Mor (SP), mas ainda recém-nascida passou a morar em Campinas. “No final da década de 1960 iniciou sua militância política no movimento estudantil. Combateu a ditadura militar, foi perseguida e presa política em 1969”, conta Bufalo.

No início da década de 1970 mudou para Osasco (SP), onde militou nas Comunidades Eclesiais de Base, movimento sindical e movimento de mulheres. No final daquela década e início dos anos 1980, participou das mobilizações para criação do Partido dos Trabalhadores.

Ainda no início dos anos 1980, Rose, como era conhecida, foi diagnosticada com uma distrofia muscular. A doença, com o passar dos anos, dificultou a mobilidade dela, porém isso não limitou sua militância.

Na mesma época retornou a Campinas e atuou na luta pela anistia de presos políticos e exilados pela ditadura e no movimento popular da região da Vila Boa Vista, onde a família morava. Foi militante e dirigente do PT Campinas por várias gestões. Em 1992, foi candidata a vereadora pelo partido.

Na primeira metade da década de 1990 mudou-se para a Vila União e participou da luta pela consolidação do bairro e conquista definitiva das moradias. Nos anos 2000, como o avanço da distrofia muscular e dificuldade de locomoção, Rose passou a usar cadeira de rodas e intensificou sua luta junto ao movimento de Pessoas com Deficiência – PCD. Foi membro do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, sendo eleita presidente em 2009.

“Ela participou ativamente de importantes conquistas, como a implementação do Serviço de Transporte adaptado (PAI Serviço) e da implementação da lei pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho” lembra Paulo Bufalo.

Em 2005, deixou o PT por divergências políticas e ajudou a construir o PSOL na cidade de Campinas. “No PSOL ela foi dirigente municipal, coordenadora de núcleo de base na Vila União e em 2008 lançou nova candidatura a vereadora, lutando principalmente pela pauta da inclusão das PCDs”, relata o vereador

Vítima de complicações respiratórias causadas por uma pneumonia, Roseli Bianco faleceu no dia 24 de fevereiro de 2014. “A Rose deixou um grande legado de resistência, generosidade e coerência na luta pelo socialismo. Por isso, lembramos sua memória no mês que marca o Dia Internacional da Mulher e também os 10 anos de seu falecimento”, observa Paulo Bufalo.