O Promotor da vara de meio ambiente do Ministério Público do Estado de SP (MPSP), Dr.  José Fernando Vital de Souza, deu parecer favorável a pedidos de moradores e pediu à Justiça que seja concedida uma liminar obrigando a construtora MRV interromper o corte das árvores para construção de ciclovia na Marginal do Piçarrão.

A ação é fruto de um processo Civil movido pela moradora Stephanie Beraldo Penteado e de uma Representação Criminal movida por Paulo Bufalo e Paulo Olivieri Filho, que no ato representam de forma provisória ao coletivo SOS Piçarrão.

O Ministério Público pediu a paralisação imediata da obra enquanto corre a ação, pois a derrubada das árvores pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente local.

Histórico

No início de outubro a construtora MRV, com autorização da Prefeitura, realizou derrubada de árvores na Marginal do Piçarrão, sob o pretexto de construir uma ciclovia no local.

Paulo Bufalo esteve junto com moradores da região em protesto contra a derrubada das árvores, uma vez que se trata de espécimes de grande porte e que haviam sido plantadas pela própria comunidade. Além disso os moradores alegam que com planejamento e cuidado era possível construir a ciclovia sem o corte das árvores.

Mesmo com a manifestação contrária dos moradores da região, de forma autoritária a construtora MRV, com respaldo da Prefeitura, continuou a obra, o que levou a realização de vigília por parte da população local para impedir o corte de árvores.

A manifestação do Ministério Público é uma importante vitória da organização popular e esperamos que seja acatada pela Justiça e essa obra seja interrompida.

Leia no link abaixo a manifestação do Ministério Público:

Manifestção MP

Leia no link  abaixo a Manifestação de Paulo Bufalo e Paulo Olivieri na Representação Civil:

Manifestacao MP arvores picarrao

Veja mais sobre este assunto no link abaixo: