A Câmara Municipal de Campinas aprovou na sessão da última segunda-feira, dia 3, uma moção de congratulação de autoria do vereador Paulo Bufalo (PSOL)  à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela exibição, através da TV Brasil, da série documental “Passado Presente”.

Na semana em que golpe militar de 1964 completa 59 anos, a TV Brasil apresentou uma programação especial, apresentada pela jornalista Cristina Serra, com debates entre especialistas, militantes de direitos humanos e comunicadores para lembrar um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

A serie contou com a exibição de vários filmes nacionais que retratam o período, como “O dia que durou 21 anos” (2011), com direção de Camilo Tavares; Tempo de Resistência (2004), com direção de André Ristum; Torre das Donzelas (2018), com direção de Susanna Lira; Batismo de Sangue (2006), com direção de Helvécio Ratton; A flecha e a farda(2018) com direção de Miguel Antônio Ramos; Missão 115 (2018) com direção de Silvio Da-Rin e Orestes (2015) com Direção de Rodrigo Siqueira.

Para o vereador Paulo Bufalo, em um momento em que setores da sociedade atacam nossa democracia duramente conquistada – como nos atentados ocorridos em Brasília após a eleição do presidente Lula e a destruição dos prédios das principais instituições do país, no infame 8 de janeiro – reafirmar a democracia brasileira é uma tarefa diária.

“Assim, a TV Brasil, retomado seu papel de emissora pública, presta um importante serviço à sociedade brasileira ao apresentar a série documental “Passado Presente”, rememorando os horrores da ditadura militar, para que nunca mais se repitam. Democracia Sempre!” afirma Paulo Bufalo.

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil