O vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou na Câmara Municipal requerimento  direcionado ao Executivo no qual cobra da prefeitura informações sobre a existência no município de campanha de informação e conscientização sobre a necessidade de separação de lixo reciclável do lixo orgânico. De acordo com o vereador, há uma demanda das cooperativas de catadores de recicláveis para que essa separação seja feita diretamente na fonte, ou seja, que o próprio munícipe faça essa separação ao descartar o lixo.

“Isso pouparia serviço e aumentaria a quantidade de matérias em condições de serem aproveitados para reciclagem, além de criar uma cultura sobre a importância da redução e destinação correta dos resíduos” observa. Paulo Bufalo destaca ainda que, com a pandemia, a coleta seletiva foi interrompida e muitas pessoas perderam o hábito de separar o lixo.

O vereador também cobra informações da prefeitura sobre a existência de planejamento para essa campanha, quais os custos e onde é veiculada.  Outro questionamento é sobre a orientação sobre o descarte de recicláveis nos contêineres espalhados pela cidade para a coleta de lixo orgânico.

“O que temos visto e inclusive recebido reclamações é que tem gente que separa o lixo reciclável e coloca diretamente nesses contêineres, que acabam sendo recolhidos misturados ao lixo orgânico. É preciso ter uma orientação sobre isso”, cobra o parlamentar.

Paulo Bufalo também destaca que no edital de Parceria Público Privada (PPP), que vai estabelecer um contrato de coleta de resíduos sólidos em Campinas pelos próximos 30 anos, não há previsão de campanhas de conscientização e esclarecimento sobre a importância da separação do lixo reciclável. “Podemos estar perdendo uma importante oportunidade de despertar a consciência sobre a destinação do lixo. Sem apoio e comprometimento da população, qualquer política de redução e reciclagem do lixo será insuficiente”, comenta.


Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC