“Museu da Paz e Centro de Memória Afro-Brasileira: O papel da sociedade civil e dos pesquisadores na sua construção”. Este será o tema da reunião ordinária da Comissão Permanente de Cultura da Câmara de Campinas, presidida pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL), que será realizada na próxima segunda-feira (31/5), às 13h.

Em Campinas, o Museu da Paz e o Centro de Educação, Memória, Estudos e Cultura Afro-Brasileira foi instituído oficialmente pela lei número 16.026, de 11 de novembro de 2020, e a sede deve ser abrigada no casarão do antigo Engenho e Fazenda Mato Dentro e entorno, localizada no interior Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, por meio do sinal digital 11.3, do canal 4 da Net e do canal 9 da Vivo Fibra, com retransmissão simultânea nas redes sociais do Legislativo. A população poderá participar pelo link disponível no portal www.campinas.sp.leg.br, pelo email [email protected] ou pelo Whatsapp número 19 9 7829.3776.

Confirmaram presença como debatedores

Fábio Eon – coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Milton Guran – antropólogo e consultor da Unesco

Pai Airton de Ogum – embaixador das religiões de matriz africana do Estado de São Paulo e coordenador da Comissão de Religiosos de Matriz Africana (CRMA)

Maurílio Ferreira Silva – Comissão de Religiosos de Matriz Africana (CRMA) e do Movimento Negro Unificado (MNU)

Valdir Oliveira – integrante da comunidade negra e pesquisador da história da cidade de Campinas

Andrea Aparecida de Jesus Mendes – presidente do Conselho Municipal de Política Cultural – Câmara Setorial de Memória e Patrimônio Material e Imaterial

Juscelino dos Santos Augusto – representante da Câmara Setorial de Cidadania Cultural

Também foi convidado um representante da Prefeitura Municipal de Campinas.

 

Texto: Gabinete do vereador Paulo Bufalo (PSOL)

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas