Atualização – 19 de março 2021

A Comissão Permanente de Cultura da Câmara, presidida por Paulo Bufalo, realizou na manhã de quinta-feira, dia 18, uma reunião para discutir o anúncio do governo do Estado de São Paulo de vender o prédio da antiga fábrica Lidgerwood, localizado em frente à Estação Cultura.

Participaram da reunião  Célio Turino, ex-secretário de cultura de Campinas, gestor de políticas públicas, idealizador dos Pontos de Cultura e semeador do Projeto Bem Viver; Sonia Fardin, conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Campinas; Ana Villaneuva – arquiteta responsável pelas obras de restauro do prédio no ínicio da década de 1990; Fernando Abrahão, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGGC); Luiz Antônio Toka Aquino, arquiteto e servidor aposentado da Prefeitura de Campinas do setor de Patrimônio Histórico.

Também foram convidados para participar do encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Relações Institucionais Wanderley de Almeida e a secretária municipal de Cultura, Sandra Ciocci, que no entanto não compareceram, alegando problemas de agenda.

Também participara da reunião os membros da Comissão de Cultura, vereadora Paolla Miguel (PT), Gustavo Petta (PCdoB) e Luiz Rossini (PV), além da vereadora Guida Calixto (PT).

O presidente da Comissão, vereador Paulo Bufalo (PSOL), conta que diversos movimentos de defesa da cultura e da memória lutam pela preservação do prédio e se mostram preocupados com o anúncio da venda, que pode levar à demolição do edifício, que é um dos marcos arquitetônicos e patrimônio histórico da cidade.

“O prédio da Lidgerwoord é parte do conjunto arquitetônico do entorno da Estação Cultura e é um importante marco no desenvolvimento de Campinas. A proposta de venda deste prédio por parte do governo do estado não leva em consideração essa importância e a cidade corre o risco de ver apagada mais uma importante referência de sua história, por isso estamos buscando alternativas para preservação e conservação do edifício”, reforça Paulo Bufalo

Durante a reunião os expositores resgataram o histórico de luta pela preservação do prédio, que vem desde a década de 1990, quando a edificação esteve ameaçada de demolição para construção das obras viárias.

As saídas apontadas foram a aquisição do espaço pela Prefeitura, seja por meio de doação do governo do Estado de São Paulo ou pela compra por parte do município, além de fomentar políticas de preservação não só do prédio da Lidgerwood, mas de todo complexo arquitônico do entorno da Estação Cultura, que se encontra bastante deteriorado e com muito de seu patrimônio original perdido.

Paulo Bufalo destacou que a Comissão de Cultura da Câmara dará prosseguimento às ações em defesa da preservação deste patrimônio histórico. Foi proposto a criação de um manifesto  pela preservação do espaço, petições publicas e requirimentos para exigir posição pública do Prefeito e diálogo com o Governo do Estado.

A íntegra da reunião pode ser assistida no canal Youtube da Câmara Municipal (clique aqui)

 

 

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas