Na tarde desta segunda-feira, dia 28/9, estivemos junto com Ali El Khatib do Instituto Jerusalém de Campinas visitando o local onde deveria ser o Parque da Paz Yasser Arafat, na vila Madalena, na zona leste da cidade.

Deveria ser o Parque Yasser Arafat porque o local, inaugurado em 2010, encontra-se em total estado de abandono. A concepção original era criar uma área interligando com o já existente parque Yitzhak Rabin, localizado na mesma avenida, a Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral, e a estação Anhumas, de onde sai o trem turístico “Maria Fumaça” para Jaguariúna.

A área, portanto, além de um importante espaço de lazer, deveria ser um espaço de referência da cultura Árabe na cidade, além de um monumento local à cultura de paz, representados pelos líderes Palestino e Israelense que foram Nobel da Paz em 1994 após os acordos de Oslo, que, em linhas gerais, apontava para uma solução pacífica do conflito e criação do Estado Palestino.

Infelizmente a área encontra-se em total abandono pela atual administração, com mato e lixo tomando conta da área, inclusive encobrindo a pedra onde foi colocada a placa em homenagem à Yasser Arafat. Um descaso completo, desperdício de recursos públicos e desrespeito à comunidade árabe e à população da região.

Nossa campanha soma a luta pela reconstrução do Parque e assumimos o compromisso de incluir entre nossas propostas a apresentação, junto com a comunidade árabe, de projeto de lei para criar oficialmente o Parque da Paz “Yasser Arafat” em Campinas, na mesma área e resgatando o projeto original.