A presença de Paulo Bufalo na Câmara de Campinas sempre foi muito marcante, com fortes posicionamentos, fiscalizando a prefeitura e outros órgãos públicos e lutando pelos direitos da população da cidade. Um vereador incansável apresentando propostas nas diversas áreas que o município precisa.
Os apoiadores e eleitores de Paulo Bufalo também participam de seus mandatos nas ações de bairro, nas votações em plenário ou levando propostas. Dessa forma, o vereador fica mais próximo da população.
Conheça algumas propostas dos principais eixos da campanha Paulo Bufalo e também as apresentadas por moradores (as) de Campinas. Para participar é simples, basta acessar o site e deixar suas propostas: https://paulobufalo.com.br/propostas-d1/
1) Educação pública de qualidade
- Garantir o investimento integral dos recursos, ampliação de vagas e estrutura.
- Aprimorar os instrumentos de fiscalização como o Relatório de Gestão Financeira já criado por lei de autoria de Paulo Bufalo.
- Fortalecer os Conselhos, lutar pela carreira das monitoras e agentes de educação infantil.
- Retomar experiências de formação em educação.
- Prioridade à criança e ao adolescente trabalhando na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
2) Saúde – Defender o SUS é defender a vida
- Garantir a aplicação do investimento público e que seja efetiva em todas as regiões da cidade.
- Articular emendas parlamentares estaduais e federais para a Rede Básica.
- Lutar pelo fortalecimento do SUS, respeitando os Conselhos Locais e Municipal.
- Lutar pelo fim das privatizações que geram corrupção e não atendem ao interesse público.
- Ampliar o acesso à saúde obrigando que os projetos de autoria da prefeitura ou de vereadores envolva o Sistema SUS.
3) Cultura em defesa da vida
- Apoiar as iniciativas do Fórum Permanente de Cultura e retomar a luta pela criação da lei municipal de fomento à cultura, como política pública estruturada em investimento na pesquisa, na continuidade e no protagonismo das comunidades.
- Comunicadores e educadores da Associação Eccos apresentaram a proposta para incentivo ao projeto Aldeias Culturais, em busca da organização coletiva e da interação de grupos e organizações para proporcionarem um dia de atividades direcionadas à criança periférica. Ao colocar a criança como protagonista os reflexos sociais com a comunidade são transformadores.
- Artistas e produtores culturais vão contribuir com projetos de criação de Programas de Fomento às Artes em todas as suas dimensões.
4) Meio Ambiente – defender a vida em todas as dimensões
- Defender a água e o saneamento como bem público. Instituir a cobrança da tarifa de água e esgoto pelo consumo real dos consumidores.
- Lutar por medidas para o banimento de agrotóxicos, com incentivos à agroecologia.
- Lutar para que a política de resíduos sólidos incorpore as cooperativas de reciclagem.
- Instituir o Relatório de Gestão do Contrato do Lixo como instrumento de planejamento.
- No transporte público lutar pelo fornecimento das planilhas de custos das empresas de ônibus para fiscalizar investimentos e tarifas abusivas.
- Na mobilidade urbana lutar pela melhoria viária
- Proposta apresentada pela Associação Eccos pela revitalização dos espaços urbanos.
Proteção animal
- Protetores pedem apoio na luta para evitar acidentes contra animais na rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, em locais críticos com presença de macacos e na luta pela transferência de animais para local adequado, que hoje estão no Bosque.
- Aprimorar e exigir fiscalização das leis de autoria de Paulo Bufalo que coíbem maus tratos a animais.
5) Lutas pela vida e memória coletiva
- Acolher e promover as pautas dos movimentos sociais, por respeito aos direitos humanos e de combate a toda forma de preconceito e discriminação.
- Atuar para dar voz pública e denunciar violações de direitos.
- Formular coletivamente políticas públicas de enfrentamento e registro da memória das lutas coletivas e do protagonismo dos movimentos sociais.
- Projeto educacional já exercido de forma voluntária pela ECCOS, que visa a promoção da educação popular e de qualidade nas periferias de Campinas, através de oficinas sócio-educativas de promoção da cidadania coletiva, exercidas em associações de bairro com crianças e adolescentes locais, aos sábados. A ideia aqui é expandir para outras localidades, com possibilidade inicial de 5 à 10 bairros.
- Criação de bibliotecas comunitárias e/ou espaços de promoção do conhecimento popular, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena-brasileira, da cultura de paz, da diversidade, dos direitos e deveres sociais, da educação financeira, cineclubes e outros.
- Integração comunitária através de projetos a serem exercidos por estudantes universitários, em estágio (gratuito) de cursos locais (áreas relacionadas).
- Projeto deve investir em profissionais locais também para coordenar os espaços e ações
Apoio às comunidades e ao servidor público
- Apoiadora Marcela Sigrist propõe políticas públicas voltadas aos dois setores.
Projeto Fundo de Economia Solidária
- Proposta apresentada pela Associação Eccos pela criação do Fundo Municipal no programa que estimulaatividades econômicas, baseadas na inclusão social, gestão democrática, cooperação e autogestão.
Criação do Parque da Paz e Memorial Yasser Arafat
- Proposta trazida pela comunidade árabe em Campinas para instituir em legislação municipal a criação do Parque da Paz e Memorial Yasser Arafat em conexão ao bosque da Paz Yitzhak Rabin na Vila Madalena.
Nada sobre nós sem nós: Defender a inclusão e a participação
- Adequar legislações municipais aos conceitos e determinações da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – proposta de apoiadores.
- Proposta pelo direito de recebimento de documentos oficiais ou cobranças de taxas, tarifas ou impostos municipais, impressos em braile ou em tecnologias que permita a leitura.