Com temperaturas batendo recordes em Campinas, chegando a mais de 40 graus, a Prefeitura de Campinas, sob o pretexto de construir uma ciclovia, derrubou as árvores plantadas no canteiro da Avenida Magalhães Teixeira (Marginal do Piçarrão). Como sempre, o serviço foi realizado sem nenhuma consulta à população do entorno.

Defendemos a construção de ciclovias integradas como complemento do transporte coletivo e como incentivo do uso da bicicleta como atividade de lazer e saúde, mas elas devem ser feitas de forma planejada, ouvindo a população e não de forma oportunista, como obra eleitoreira às vésperas de eleições.

Estivemos no local com nosso candidato a Prefeito Pedro Tourinho e constatamos a falta de planejamento. Foram cortadas árvores de grande porte e havia espaço suficiente entre elas. Se houvesse planejamento e preocupação com o meio ambiente, essas árvores não precisariam ser derrubadas. Isso mostra a falta de cuidado e respeito com a cidade, com o meio ambiente e com a população.

Atualização 07/10:

Mesmo com o protesto de moradores, a empresa responsável pela obra continuou o corte de árvores, mas foi barrada por uma manifestação dos moradores na segunda-feira, dia 5. Junto um morador da região, Paulo Bufalo protocolou uma representação criminal no Ministério Público Estadual, que foi registrada sob número 430713.0004964/2020 na 12ª Promotoria de Justiça de Campinas.

A luta continua e moradores do entorno da região continuam fazendo vigília no local para evitar o corte de árevores. Também foi organizado um abaixo assinado para ser encaminhado à prefeitura contra essa essa obra absurda. O abaixo assinado pode ser acessado através deste  link (clique aqui)