A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal de Campinas sobre arborização apresentou relatório final no dia 11 de outubro.
Instalada no mês de fevereiro após vários casos de quedas de árvores durante as chuvas do último verão, inclusive com o registro de duas mortes – de um motorista quando passava de carro numa das ruas que ladeiam o Bosque dos Jequitibás e de uma criança que estava com familiares na Lagoa do Taquaral.
Como respostas a esses eventos a Prefeitura adotou uma política agressiva de corte de árvores, suprimindo várias espécies em várias regiões da cidade, como uma figueira centenária localizada no distrito de Barão Geraldo e do corredor de árvores que havia no final da Avenida Francisco Glicério, na área central da cidade.
Durante os trabalhos, a CEE ouviu vários estudiosos, especialistas e ativistas do meio ambiente. A prefeitura enviou representantes apenas na primeira reunião, que não fizeram uso da palavra, e em nenhum momento mostrou interesse em debater o tema, apesar de insistentes convites.
A CEE sobre arborização foi presidida pelo vereador Paulo Gaspar (Novo) e teve como relator o vereador Paulo Bufalo (PSOL) . Também foram membros os vereadores Cecílio Santos (PT) Paulo Haddad (Cidadania) e Zé Carlos (PSB).
O relatório aponta 30 iniciativas para estruturar um política consistente de arborização na cidade, com transparência e participação da sociedade. A integra pode ser vista no link Relatorio CEE Arborização-1