No dia 1º de novembro, das 9h às 13h, será o lançamento da frente parlamentar de enfrentamento aos efeitos da emergência climática. A atividade será realizada no plenário a Câmara Municipal de Campinas, das 9h às 13h.
Proposta e coordenada pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL), o objetivo da frente parlamentar de enfrentamento aos efeitos da emergência climática é promover debates e propor investimentos, políticas públicas e ações educativas para enfrentar e mitigar efeitos de ocorrências decorrentes da mudança climática, bem como identificar e analisar desigualdades socioambientais, que atingem, sobretudo, as populações marginalizadas, contando com a parceria de ativistas, entidades, pesquisadores, instituições e organizações climáticas e ambientais.
Como tem nos alertado os recentes relatórios do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), corroborado por diversos estudos científicos, temos pouco tempo para evitar que a temperatura global suba acima de 2°C, com com consequências graves e irreversíveis.
Desta forma, a constituição desta Frente Parlamentar se soma a esse esforço, dentro da proposta de pensar globalmente e agir localmente e tem o objetivo de trazer esse tema ao parlamento municipal e acompanhamento dos debates e ações em nível estadual e nacional, uma vez que, as ocorrências climáticas graves são uma realidade e afetam todas as regiões do planeta, muitas vezes interligadas ao mesmo fenômeno climático.