Planejamento Urbano e políticas públicas para prevenção e combate a desastres ambientais foi o tema da  da terceira reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar e propor intervenções, projetos, obras e políticas públicas para combate de alagamentos, enchentes e inundações em pontos críticos da cidade de Campinas, realizada na quinta-feira, dia 17.

“Campinas continua sofrendo com alagamentos e enchentes e é fundamental determinar um programa de obras, intervenções e políticas de prevenção para regiões críticas e sujeitas a estes eventos na cidade”, diz o vereador Paulo Bufalo (PSOL), que preside a comissão. Além dele, integram a CEE os parlamentares Cecílio Santos (PT), que é o  relator dos trabalhos, e Arnaldo Salvetti (MDB).

Participaram da reunião  o meteorologista Bruno K. Bainy,  do Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp e Marcelo Duarte da Conceição,  assessor da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

Bainy destacou as pesquisas que vem sendo realizadas pelo Cepagri sobre a intensidade das chuvas e alertou para o fato de que devido ao aquecimento global e as mudanças climáticas fenômenos como tempestades podem ocorrer com mais frequência. “Temos observado períodos maior de estiagem e mais escasso de chuvas. Porém, quando ocorrem são concentradas e com maior intensidade. Assim é necessário que as cidades se prepararem para lidar com essa situação”, alertou. O meteorologista também adiantou que está em estudo a aquisição de um radar meteorológico exclusivo para estudo das áreas de risco da região de Campinas.

Em sua fala, Duarte destacou a importância destacou a lei que obriga que novas construções mantenham área permeáveis na área de construção, como forma de melhorar a drenagem das águas e observou a importância do envolvimento da Câmara Municipal no debate sobre prevenção à desastres naturais. as

 

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC

Atualizada em 18/03/2022 às 16h25.