A vereadora Mariana Conti e o vereador Paulo Bufalo, que compõem a bancada do PSOL na câmara de Vereadores de Campinas, protocolaram nesta segunda-feira, 22/02, um Projeto de Lei para instituir a Renda Básica Campineira, um programa que prevê pagamento de renda básica à cidadãos em situação de vulnerabilidade. A ideia é combater as desigualdades e garantir que toda uma população da cidade que é marginalizada e esquecida, e que muitas vezes vive em situação de miséria e fome, tenha suas necessidades básicas assistidas pelo poder público de Campinas.
Apesar de surgir a partir do contexto da pandemia, em que se tornou central a discussão sobre a necessidade de um auxílio financeiro às famílias que passam por dificuldades, especialmente em momentos de crise, o projeto de lei propõe que a política seja de forma permanente. Não se trata de uma ação apenas para a crise gerada pela situação da Covid-19, mas para se estender por anos, com a finalidade de diminuir as desigualdades socioeconômicas da cidade de Campinas.
“Propusemos o Renda Básica Campineira para que as famílias vivam com dignidade, a atenção às necessidades básicas é fundamental, em especial mães solo, periféricas, que são a principal fonte de renda. Dinheiro tem, o que precisa é que o poder público inverta as suas prioridades.” comenta Mariana Conti.
“Em um momento de aumento do desemprego e da pobreza extrema agravadas pela pandemia e diante do desmonte das políticas sociais por Bolsonaro e Dória, é fundamental construir políticas locais de enfrentamento à vulnerabilidade social. Campinas tem todas as condições se ser uma das referências em um programa de garantia de renda” completa Paulo Bufalo.
Foto: Assessoria de Imprensa/ Câmara Municipal de Campinas