Neste mês é celebrado o Outubro Rosa em referência à prevenção do câncer de mama.  Simbolizado pelo tradicional laço rosa, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama teve início nos anos 1990 e tem como objetivo promover ações de conscientização sobre o câncer de mama e como prevenir a doença de forma precoce e aumentar o acesso aos serviços de diagnósticos e tratamento.

Conforme informação do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.

Ainda segundo o INCA, os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz e para evitar que o tumor se espalhe para outras partes do corpo.

Dados de estudo apresentado pelo INCA mostram que em 2020 a incidência estimada de tumor em mulheres é de 29,7% localizado na mama, o que equivale a 66.280 casos novos só este ano.

Portanto, além das políticas de conscientização é preciso garantir o acesso à saúde pública para realização da mamografia, orientação para realização do autoexame e acompanhamento em caso de sintomas e diagnostico positivo. Assim, não adianta iluminar prédios públicos de rosa e não garantir financiamento do SUS para garantir a prevenção e atendimento.

Manifestação em defesa do SUS no Hospital do Ouro Verde

Por isso, em defesa da vida, um dos eixos centrais de nossa candidatura a vereador é a defesa integral do SUS:

Garantir a aplicação do investimento público e que seja efetiva em todas as regiões da cidade. Articular emendas parlamentares estaduais e federais para a Rede Básica. Lutar pelo fortalecimento do SUS, respeitando os Conselhos Locais e Municipal. Lutar pelo fim das privatizações que geram corrupção e não atendem ao interesse público.

 

Paulo Bufalo participa de protesto em defesa do SUS em Campinas

 

Com informações de:
INCA (Instituto Nacional do Câncer/ Ministério da Saúde); OPAS/OMS – Organização Pan Americana de Saúde/ Organização Mundial da Saúde; SINDSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviços de Saúde.