O vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou um Projeto de Lei para instituir em Campinas o mês de setembro como o mês municipal de conscientização da vacinação antirrábica. A proposta estabelece que sejam realizadas campanhas de incentivo e conscientização, além da divulgação dos locais permanentes de vacinação gratuita na cidade.

O parlamentar esclarece que o mês de setembro foi escolhido para a realização desta campanha porque no dia 28 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, promovido pela Aliança Global para o Controle da Raiva com o fim de criar consciência sobre as consequências da raiva humana e animal e explicar a maneira de preveni-la.

A data é uma homenagem a Louis Pasteur, cientista francês que produziu a primeira vacina contra a raiva e faleceu em 28 de setembro de 1895. “Este dia, portanto, é dedicado à prevenção da raiva canina e uma excelente oportunidade para conscientizar a nossa comunidade sobre a importância da prevenção e comemorar as conquistas alcançadas com a vacinação”, justifica Paulo Bufalo.

A raiva é uma doença infecciosa, transmitida por animais domésticos como cães e gatos, e que pode ser fatal. “Mesmo sem registros de casos pela variante canina no estado há mais de duas décadas, o vírus continua circulando por meio de morcegos. Assim, manter cães e gatos imunizados garante também a segurança da população. A vacinação é o único tratamento”, alerta Paulo Bufalo.

Ele acrescenta que para manter a doença sob controle é fundamental informar os locais permanentes de vacinação gratuita e que a vacinação também é possível em clínicas particulares. “Por isso propomos a realização anual de uma campanha para publicização e conscientização da vacinação antirrábica no mês de setembro”, justifica Paulo Bufalo