Uma das primeiras ações do Governo do Presidente Lula foi a retirada do Brasil da Declaração do Consenso de Genebra, que é uma aliança internacional conservadora que defende um conceito de família restritivo, nega os direitos da população LGBTQIA+, bem como os direitos reprodutivos e autonomia do corpo da mulher, sendo contrária ao aborto inclusive nos casos previstos em lei, como estupro.

Na contramão deste avanço representado pela atitude do Governo Lula, a Câmara Municipal de Campinas, por decisão da maioria dos vereadores se colocou na vanguarda do atraso, ao negar uma moção de apoio ao governo e ainda tentar compor uma tal frente parlamentar contra o aborto, com o objetivo de perseguir e constranger mulheres e médicos que realizarem este procedimento.

A mobilização dos movimentos feministas na cidade, bem como a ação da bancada de esquerda conseguiu adiar a votação para criação desta frente momentaneamente, mas o tema deve voltar a pauta de votação.

Para entender melhor o que significa a declaração do Consenso de Genebra, publicamos abaixo a carta, publicada pelo Centro de Cultura Luiz Freire, em novembro de 2022. Veja no link abaixo

http://cclf.org.br/carta-da-sociedade-civil-pedindo-a-retirada-do-brasil-da-declaracao-de-consenso-de-genebra/