“Bicentenário: independência, imprensa no século XIX e a formação do Estado Democrático e de Direito” será o tema da 8ª reunião da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campinas a ser realizada nesta quinta-feira, dia 20, às 13h30, no plenário provisório do Teatro Bento Quirino, localizado à Rua Lusitana, 1555 Centro.

Os convidados são a professora das Faculdades de História e Biblioteconomia da PUC-Campinas e pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, Juliana Gesuelli Meirelles; e o professor de Economia Política Internacional no Bacharelado de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Valter Ventura da Rocha Pomar.

A professora Juliana Meirelles é autora dos livros “Política e Cultura no governo de D. João VI” (2017), “A família real no Brasil” (2015) e “Imprensa e Poder na corte joanina” (2008). No Centro de Memória da Unicamp atua no projeto “O nascimento da Vila de São Carlos: memória, política e formação das sensibilidades na sociedade colonial (1774-1822)”.

O professor Valter Pomar é autor dos livros “A estrela na janela” (2014), “Miscelânea Internacional” (2014), “A esperança é vermelha” (2014), “A foice, o martelo e a estrela” (2014), “Foro de São Paulo: construindo a integração latino-americana e caribenha” (2013).

Para o presidente da Comissão de Cultura, vereador Paulo Bufalo (PSOL), objetivo da reunião é discutir o contexto histórico e os fatos que levaram à vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 e à independência do Brasil em 1822.

“Infelizmente as comemorações e o debate sobre bicentenário da independência foram interditados pelo sequestro da data pelo atual governo federal, que a deturpou para fazer sua campanha à reeleição”, diz.

“Em tempos de negacionismo e desvalorização do ensino da história do Brasil é importante trazer especialistas ao legislativo para o debate sobre a independência, a formação do estado brasileiro e da nossa identidade como nação” completa Bufalo.

Também compõem a Comissão de Cultura a vereadora Paolla Miguel (PT) e os vereadores Gustavo Petta (PCdoB), Luiz Rossini (PV) e Marrom Cunha (SDD).

Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas