Atualização – 31/03/2022 – 15h30

A reunião da Comissão Permanente da Cultura da Câmara Municipal de Campinas, que estava prevista para ocorrer de forma remota às 14h desta quinta-feira, dia 31/3, foi interrompida devido à problemas técnicos na plataforma de transmissão.

A reunião chegou a ser iniciada, mas foi interrompida e encerrada pelo pelo presidente da Comissão, vereador Paulo Bufalo (PSOL), após consulta aos técnicos que operam a transmissão. “Tínhamos um problema que impedia que aparecesse na imagem a apresentação da Secretaria de Cultura, que era fundamental para o debate proposto. Desta forma o debate ficou prejudicado e não tivemos alternativa a não ser encerrar a reunião e agendar para uma nova data”, justificou o vereador

O  tema da reunião era “Mudanças no Parque Cultural Ferroviário e os impactos na preservação do patrimônio histórico de Campinas”. A discussão ocorre em consequência da decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Campinas (Condepacc) ter aprovado uma revisão das resoluções de  destombamento de uma parte do parque ferroviário para implementação de projetos imobiliários.

Para o presidente da Comissão de Cultura essa proposta tem que ser melhor debatida com a cidade, especial com especialistas e profissionais da área da cultura da preservação da memória da cidade. “Estes projetos podem colocar em risco uma parte importante da memória histórica e do patrimônio cultural da cidade”, alerta Paulo Bufalo.

Estavam  presentes à reunião,  como expositores na reunião a historiadora Sônia Fardin, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Luiz Antônio Aquino, o Toka, arquiteto,  Luiz Cláudio Bittencourt, arquiteto, a Secretaria de Cultura Alexandra Capriolli e representantes da Secretaria Municipal de Cultura.