Cumprindo um compromisso assumida na campanha, nosso mandato apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que institui opções de cardápios veganos e vegetarianos, que devem ser oferecidas com orientação nutricional nas refeições oferecidas sob responsabilidade do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade de Campinas.
A proposta prevê que deverão ser atendidos todos os estudantes das unidades de educação públicas e conveniadas sob responsabilidade do Programa Municipal de Alimentação Escolar e que requisitarem estas opções à direção das unidades, a qualquer tempo. As opções poderão ser requisitadas formalmente pelos pais, responsáveis ou pelos próprios estudantes.
Outro ponto previsto no projeto é que o Programa Municipal de Alimentação Escolar, junto com as unidades de educação, poderá desenvolver atividades periódicas e abordarem em seus componentes curriculares conteúdos que promovam hábitos de alimentação saudável e consumo consciente.
Para o autor da proposta, compete ao Programa Municipal de Alimentação Escolar respeitar as diversas razões pelas opções veganas e vegetarianas, sejam elas científicas, ambientais, religiosas, filosóficas ou éticas. “A escola deve ser um espaço inclusivo e para estimular hábitos de consumo saudáveis. As unidades de educação quando recepcionam seus alunos com hábitos nutricionais veganos e vegetarianos, devem oferecer opções que atendam estes hábitos” justifica o vereador.
Paulo Bufalo destaca ainda que o projeto não representa custo adicional aos cofres da prefeitura. “Considerando que o município já tem recursos financeiros destinados à merenda escolar, decorrentes inclusive de convênios com o governo federal, a presente iniciativa não traz consigo impacto financeiro adicional” observa.