Com a presença pesquisador e gestor cultural da produtora Bons Ventos Kaian Ciasca, foi realizada da tarde desta quinta-feira, 24, a primeira reunião da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campinas.

O tema em debate foi a realização do mapeamento coletivos culturais que atuam na cidade e levantamento de indicadores culturais para subsidiar políticas para o setor.

Kaian informou que no próximo dia 7 de março será lançado através das redes sociais da produtora bons ventos o link para que os coletivos possam centralizar informações. A proposta é manter um diálogo direto e constante e construir o mapeamento de forma coletiva.  “A ideia é fazer um levantamento de todos os coletivos que atuam na cidade, que pode ser na área cultural ou em outras áreas”, destacou. O link para acesso é @bonsventos.cultura, tanto no Facebook  e principalmente Instagram.

Outro ponto observado foi que, com a aprovação do Plano Municipal de Cultura, do Sistema Municipal de Cultura e do Sistema de Informações culturais houve um grande volume de indicadores e informações, mas que acabam se perdendo devido a um problema crônico de descontinuidade de dados e defasagem de informações. Assim, boa parte do Plano Municipal tem em sua meta o diagnóstico do setor.

Por fim, o debatedor destacou que através dos editais do Programa de Apoio a Cultura (PROAC) do governo do estado também é possível fazer um mapeamento com dados sobre os coletivos culturais, como localização, onde atuam, público.  Essas informações geram indicadores e permitem acompanhar onde o orçamento da cultura é executado.

O vereador Paulo Bufalo, presidente da Comissão de Cultura destacou a importância da participação do legislativo na realização deste mapeamento e da continuidade de continuar a escuta a quem faz cultura na cidade.

Também participaram da reunião o vereador Gustavo Petta (PCdoB) e Camila Queiróz, assessora da vereadora Paola Miguel (PT), membres da Comissão.

Foto: Assessoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas