A Câmara de Campinas aprovou uma moção de autoria de Paulo Bufalo que apela à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para que oriente as unidades de atendimento das Farmácias de Medicamento Especializado a viabilizarem e assegurarem o  agendamento de retirada de remédios  por meios que não sejam exclusivamente pelo aplicativo “Remédio Agora”.

O lançamento do aplicativo “Remédio Agora”, em 2019, para agendamento e informações sobre retirada de remédios nas Farmácias de Medicamento Especializado, conhecidas como Farmácias de Alto Custo, contribuiu para a diminuição de filas e aglomerações nessas unidades. No entanto, há muitos relatos de munícipes que vem encontrando dificuldades no acesso aos medicamentos devido ao problema real que é a exclusão digital.

Dados da própria Secretaria de Saúde de São Paulo apontam que houve um aumento na busca de medicamentos nessas farmácias em 2021, chegando a uma média de atendimento de 80 mil pessoas ao mês no Município de Campinas. É notório que boa parte desses atendimentos são de pessoas idosas.

Segundo a pesquisa “Vivências, desafios e expectativas na terceira idade”, realizada pelo Sesc São Paulo em parceria com a Fundação Perseu Abramo este ano, 72% da população de terceira idade nunca usou um aplicativo digital. Além disso, as dificuldades de abrangência da internet e acesso a dispositivos como celular e computadores se tornaram de conhecimento público durante a pandemia, quando muitas atividades escolares e de trabalho passaram a ser remotas.

Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Campinas