A Comissão Especial de Estudos sobre o Desenvolvimento do Campo Grande apontou a participação popular, a escuta da comunidade e a mobilidade urbana como grandes necessidades do distrito. O colegiado aprovou seu relatório final nesta terça-feira (28), com indicações de políticas públicas voltadas à região.

Terminado o prazo para funcionamento da Comissão, um dos encaminhamentos é a criação de uma Frente Parlamentar sobre o distrito que poderá realizar atividades até o final de 2024 e com participação da sociedade. Outra deliberação é o encaminhamento do relatório ao prefeito para que as sugestões da Comissão se convertam em políticas públicas. Por fim, o colegiado sugere a produção de uma cartilha com uma síntese do relatório para que a população tenha em mãos um instrumento para cobrar as ações do poder público.

O presidente da Comissão, vereador Cecílio Santos (PT), comentou que o trabalho da comissão foi enriquecido com a participação da comunidade, de especialistas e gestores da prefeitura de Campinas. “Essa comissão produziu material muito rico e esperamos que possamos desenvolver atividades e ações para o Campo Grande, em especial a frente parlamentar”, comentou Cecílio. Uma das propostas é que a frente discuta temas relevantes para o distrito, como a proposta de criação da Universidade Federal de Campinas, com campus no Campo Grande. Os integrantes da comissão já estão coletando assinaturas de outros vereadores para criação da frente.

O relator da Comissão, vereador Paulo Bufalo (PSOL), destacou que além das demandas apresentadas na primeira fase da Comissão, ficou patente a necessidade de repensar a mobilidade urbana no distrito, com interligação entre os bairros e também com outras regiões da cidade, para além do corredor da John Boyd Dunlop. Também na questão da mobilidade, o relatório aponta a necessidade de investimentos em políticas voltadas para o uso da bicicleta, como meio de transporte barato, saudável e ambientalmente sustentável. Outra forma de transporte que precisa ser integrada na região é o ferroviário.

“Agora temos um instrumento importante das demandas e políticas para a região. Basta um olhar cuidadoso para o planejamento do ponto de vista econômico e da organização do distrito”, afirmou o Bufalo.

O relatório aprovado hoje será formatado nos próximos dias e entregue ao presidente da Câmara, vereador José Carlos (PSB), e ao prefeito Dário Saadi (REP).  A Comissão do Campo Grande é formada, além de Cecilio e Bufalo, pela vereadora Debora Palermos (PSC), Carlinhos Camelô (PSB) e Gustavo Petta (PCdoB).

Texto: gabinete do vereador Cecílio
Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC