A Câmara Municipal de Campinas aprovou na Sessão Legislativa de segunda-feira, dia 23/8, uma moção de protesto, de autoria do vereador Paulo Bufalo (PSOL) contra as declarações preconceituosas do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a respeito de pessoas com deficiência e necessidades especiais e quanto ao acesso de pessoas de baixa renda nas universidades.
Essas declarações foram cometidas durante um encontro com representantes de governos municipais realizado em Nova Odessa. O o ministro questionou a busca por um diploma universitário por brasileiros de baixa renda, dizendo que não há empregos.
“Esquece o ministro que o alto desemprego é consequência da desastrosa política desse governo e fruto do desmonte da economia da estrutura do país”, protesta Paulo Bufalo.
Milton Ribeiro já tinha manifestado essa opinião em entrevista à TV Brasil, quando afirmou que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos”, expondo uma concepção elitista quanto ao acesso a instituições de ensino superior no país.
Em entrevista ao mesmo órgão de imprensa, no dia 9 de agosto, ao criticar o modelo educacional inclusivista, o ministro chegou a afirmar que o aluno com deficiência “atrapalha” o aprendizado dos demais .
“A fala do Ministro mostra o caráter elitista, preconceituoso e excludente do atual governo. Querem uma educação para poucos, voltada para manter a histórica desigualdade no Brasil. Por isso manifestamos nosso protesto nessa moção e é importante que o legislativo campineiro se posicione sobre esses absurdos”, discursou Paulo Bufalo.
Veja a íntegra da moção