A Prefeitura de Campinas solicitou oficialmente ao Governo do Estado a doação para o município do prédio da antiga fundição Lidgerwood, localizado na área central da cidade e que compõe o conjunto arquitetônico do entorno da Estação Cultura.

A posse para o município para garantir a preservação e utilização pública do edifício é uma antiga reivindicação de movimentos ligados à cultura e defesa do patrimônio histórico da cidade.

A preservação do edifício foi pauta da reunião da Comissão Permanente de Cultura da Câmara da Campinas, que é presidida pelo vereador Paulo Bufalo,  realizada no mês de março e que  contou com a participação de vários especialistas, profissionais e ativistas da cultura em Campinas (leia aqui – https://bit.ly/3hfBr0X)

Um dos encaminhamentos da reunião da Comissão foi a elaboração de um Manifesto e abaixo assinado online, em defesa da preservação do prédio da Lidgerwood, que até a presente data (5 de julho) conta com mais de mil assinaturas. (acesse aqui – https://bit.ly/36fmVA8)

A intenção da prefeitura em assumir a titularidade do prédio é um primeiro passo para garantir sua preservação. A luta é para que o espaço seja transformado em equipamento cultural público, acessível à população.

O prédio da antiga Fundição Lidgerwood é um patrimônio que marca a história da arquitetura industrial no Estado de São Paulo. É fruto do investimento do ciclo cafeeiro. Sua construção se deu entre 1884 e 1886. A implantação do Museu da Cidade se deu em 1992. Até 2016, o prédio foi dado em cessão de uso pelo Governo do Estado a Campinas. Com o término da cessão, em 2017, o acervo do Museu da Cidade foi transferido para a Casa de Vidro, onde permanece até os dias de hoje. (Com informação do site  da Prefeitura Municipal de Campinas).