A urgência para realizar um mapeamento completo da produção cultural em Campinas e garantir espaço no orçamento para o investimento foram as prioridades apontadas por representantes do setor cultural durante reunião realizada na última segunda-feira, dia 28, em reunião da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campinas, presidida por Paulo Bufalo.

Segundo apontado pelos agentes culturais, a falta de conhecimento detalhado da situação da cultura na cidade impende que seja feito um planejamento adequado da gestão pública, fundamental para a implementação do Plano Municipal de Cultura.

Presentes na reunião, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e o Diretor de Cultura, Gabriel Rapassi se comprometeram a agilizar a realização do mapeamento em conjunto com representantes da área artística e cultural a cidade.

O representantes do setor cultural na reunião foram Cauê Moreira, produtor cultural e ex-conselheiro de Cultura; Ciro do Hip Hop, integrante do Conselho Municipal de Política Cultural; Kaian Ciasca: pesquisador, educador e gestor cultural da produtora Bons Ventos; Malu Arruda, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais em Educação na Faculdade de Educação da Unicamp.

De acordo com Paulo Bufalo, diante da posição da Secretária e do Diretor de Cultura, a expectativa é que na próxima reunião da Comissão, agendada para o dia 30 de agosto, seja debatido avanços na elaboração do mapa cultural, bem como da implementação do Sistema Municipal de Informações Indicadores Culturais (SMIIC) e a criação do Comitê de Implementação, Monitoramento e Acompanhamento do Plano Municipal de Cultura. “Campinas, que já foi importante polo de cultura, tem passado por um apagão nessa área nos últimos anos em termos de políticas públicas. Temos que virar essa página e resgatar a tradição cultural da cidade”, afirmou.

Veja aqui nos links o resumo das apresentações:

Indicadores Culturais e Plano Municipal de Cultura

Mapeamento Cultural

Plano Municipal de Cultura de Campinas – Com Cultura Camara 28-6-21 Cauê

Apresentação da Secretaria Municipal de Cultura