O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos divulgou nota de repúdio a um anúncio de vagas para governante em Campinas que continha requisitos preconceituosos e e abusivos em relação aos direitos trabalhistas.

O anúncio chamou a atenção e teve repercussão inclusive na imprensa nacional, por entre outras coisas, exigir que a candidata ou candidato  à vaga apresentasse comprovante de ter recebido vacina da Pfizer,  uma série de requisitos e exigências muito além das necessárias para a função, contratação com Micro Empreendedor Individual (MEI), e uma folga remunerada por mês.

O programa de imunização brasileiro, coordenado pelo SUS, apesar do boicote do governo federal, trabalha com diferentes tipos de vacina, todas cientificamente com eficácia comprovada e aprovadas pela Anvisa.

Na nota, o sindicato observa que este tipo de anúncio remete a um século atrás, quando os anúncios de emprego doméstico traziam fortemente explícito o preconceito racial, de classe e religião.

A persistência desse tipo de anúncio ainda no século XXI mostra o resultado do desmonte da regulamentação dos direitos do trabalho, além do  sentimento escravista ainda arraigado em setores da sociedade brasileira.

Leia a íntegra: NOTA Sindomestiscos