Diante da deterioração do prédio da antiga Fundição Lidgerwood e do recente anúncio da intenção por parte do Governo do Estado de São Paulo de leiloar a edificação e a área, nós que assinamos este manifesto nos dirigimos ao governo estadual e à Prefeitura Municipal de Campinas para apelar a essas duas esferas pela manutenção e conservação do prédio, bem como sua transferência ao município para fins de preservação da memória.

A edificação foi construída em 1885, sendo uma das primeiras fábricas de Campinas, localizada na área central da cidade. É um importante patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, mas que, desde a década de 1990, vem sendo ameaçado, inclusive por projetos de obras viárias que felizmente foram barrados pela mobilização de profissionais e ativistas da Cultura. Graças a essa luta, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), tendo abrigado, entre 1993 e 2016, o Museu da Cidade, que reunia acervos da fusão entre os museus Histórico, do Índio e do Folclore a partir de concepções museológicas mais contemporâneas, dinâmicas e integradoras, voltadas para a valorização da diversidade cultural.  Mesmo com o estado deteriorado do local e com a retirada do acervo do museu, inúmeras atividades envolvendo cultura imaterial como capoeira, ensaios, teatro, exposições e saraus continuaram a ser realizadas no local, tendo sido suspensas devido à pandemia.

Compreendendo o valor deste espaço como patrimônio público e sua importância histórica, salientamos a necessidade de transferência do prédio do Estado de São Paulo para o Município de Campinas como fundamental para sua adequada destinação.

Solicitamos, portanto, ao governador do Estado de São Paulo, João Dória Jr., e ao Prefeito Municipal de Campinas, Dário Saadi, que desenvolvam entendimentos e procedimentos para garantir a propriedade deste patrimônio para povo de Campinas, e o compromisso de que o referido prédio siga sendo de uso oficial do Museu da Cidade com plenas condições para dar sequência às ações museológicas, e educativas e de difusão cultural.

Assine aqui: https://encampa.com.br/manifesto-pela-preservacao-do-predio-da-lidgerwood/

 

Assinam inicialmente este manifesto:

  • Vereador Paulo Bufalo – presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Campinas
  • Vereadora Paolla Miguel – titular da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Campinas
  • Vereador Gustavo Petta – titular da Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores de Campinas
  • Vereadora Mariana Conti
  • Vereadora Guida Calixto
  • Vereador Cecílio Santos
  • Américo Baptista Villela – historiador do Museu da Cidade de Campinas e professor da Etec Bento Quirino
  • Ana Villanueva – Arquiteta restauradora
  • Célio Turino – historiador, ex-secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura , criador do Programa Cultura Viva.
  • Luiz Antônio Toka Aquino – arquiteto, aposentado da Prefeitura Municipal de Campinas do setor de Patrimônio Histórico.
  • Mauro Antonio Guari – Associação Amigos do Museu da Cidade
  • Sonia Fardin – Historiadora e integrante da Câmara de Patrimônio e Memória do Conselho Municipal de de Política Cultural
  • Representação Popular do Conselho Municipal de Política Cultural – Sociedade Civil