O vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou uma moção na Câmara Municipal apelando à Secretaria Estadual de Educação para que alunos do curso diurno das escolas do Programa Ensino Integral da Rede Estadual (PEI) e professores orientadores das unidades recebam o chip 3G para acesso ao Centro de Mídias de Educação do Estado de São Paulo.

“O Centro de Mídias de Educação tem sido uma das principais saídas para o prosseguimento das atividades escolares durante a pandemia do Coronavírus, apesar de ajustes necessários. Porém, a dificuldade de acesso de boa parte dos estudantes da rede pública à internet tem prejudicado as atividades pedagógicas. Assim, a ampla distribuição de chips 3G poderia ajudar a amenizar este problema”, observa o parlamentar.

Conforme mostra o site da própria Secretaria Estadual da Educação, em 2021 havia mais de 500 mil alunos matriculados nas escolas do PEI. “Desta forma, considerando que apenas os alunos do período noturno dessas escolas foram contemplados com a oferta dos chips, há um grande contingente de matriculados no período diurno que ficaram sem acesso”, destaca Bufalo.

O vereador aponta ainda a necessidade do treinamento e da indicação de um professor orientador, pois a assessoria aos alunos e demais professores se torna vital para o desenvolvimento das atividades.  Outra questão apontada na moção é que, para a uma unidade escolar estar inserida neste programa, é necessário atender uma área de vulnerabilidade social, o que evidencia a gravidade do problema.

“É necessário que este recurso chegue integralmente a quem precisa, incluindo também os estudantes do diurno das escolas do PEI e do Ensino Fundamental em sua integralidade, pois há entre estes alunos muitos que não tem recursos para acesso à internet”, conclui Paulo Bufalo.