Atendendo à reivindicação das profissionais de saúde que atuam no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), vinculado à Unicamp, o vereador Paulo Bufalo (PSOL) articulou junto ao deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) uma proposta de emenda ao Orçamento da União com a finalidade de destinar verba no valor de R$ 1.229.896,29 para financiamento das atividades do Centro.

Paulo Bufalo e profissionais do CAISM durante visita à unidade

O CAISM/ Unicamp atende aproximadamente 90 mil mulheres, mais de 30% delas com câncer. Para tratá-las, a Instituição dispõe dos recursos humanos e tecnológicos necessários à realização de todas as fases do tratamento oncológico: do diagnóstico à cirurgia, passando por radioterapia e quimioterapia, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Invariavelmente, o tratamento é qualificado pela participação de diversos serviços de apoio no processo de acolhimento da doente, incluindo as equipes de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social. O Hospital também dispõe de uma ampla estrutura de laboratórios e de serviços de imagem, os quais, atuando de modo rigorosamente sincronizado com a atenção médica, permitem um planejamento terapêutico rápido e acurado.

O CAISM realiza quase 300 partos todos os meses, 70% deles de alto risco tanto para a parturiente como para a criança. Dentre esses casos, estão incluídas, por exemplo, gestações de fetos com graus variados de malformação, que a equipe médica do Hospital consegue operar ainda durante a gestação, dentro do útero da gestante. Na UTI Neonatal, são internados recém-nascidos com quadros clínicos graves, frequentemente com baixíssimo peso, inferior a mil gramas.

Por ser uma das poucas unidades do estado de São Paulo e da região sul de Minas Gerais aptas a receberem esse tipo de paciente, o Hospital tem tido taxas recordes de superlotação, não raro acima dos 130%.

O CAISM ao mesmo tempo em que oferta atenção à saúde para todos esses casos, a Instituição é campo de ensino para aproximadamente 1.600 alunos todos os anos e é sede do melhor programa de pós-graduação de todo o país, com o nível mais alto de avaliação segundo a Capes.

O vereador Paulo Bufalo esteve visitou o CAISM no final de janeiro e em conversa como as profissionais da unidade foi levandado a necessidade de buscar mais recursos para o financiamento. “Com essa proposta de Emenda ao Orçamento da União buscamos garantir recursos para que o CAISM tenha condição e manter a estrutura e ampliar o atendimento”, afirma Paulo Bufalo.

Visita ao CAISM em janeiro