Campinas, assim como todo o Brasil, está passando por um grave momento da pandemia de Covid-19, com aumento de casos de contaminação e a consequente saturação dos serviços de saúde e, infelizmente, de mortes. Mesmo com essa situação alarmante, muitos setores da economia continuam em funcionamento e a população de Campinas que utiliza o transporte públicos está sendo submetida a sérios riscos de contaminação, uma vez que os ônibus têm circulado lotados, principalmente nos horários de pico. Diante desse cenário, o vereador Paulo Bufalo (PSOL) protocolou requerimento cobrando da Prefeitura informações sobre o funcionamento e financiamento do sistema de transporte coletivo da cidade desde 2019.

As informações solicitadas são sobre e a quantidade de passageiros transportados – pagantes e subsidiados –  transportados pelo sistema InterCamp desde janeiro de 2019; o número de veículos que circularam e  capacidade de lotação de cada veículo; qual o valor do subsídio pago pela Prefeitura ao sistema Intercamp desde janeiro de 2019; quais os critérios para definir  o número de veículos circulando diariamente e o porque da interrupção de algumas linhas ou trechos de itinerários aos finais de semana e feriados durante a pandemia.

De acordo com o vereador Paulo Bufalo é necessário que haja transparência no custos do sistema transporte coletivo e, principalmente no momento de pandemia, garantir que população não seja submetida a graves riscos de contaminação em ônibus lotados, com redução da frota em nome do equilíbrio uma planilha de custos. “Transporte público é um direito básico e a  prioridade tem que ser a vida e a saúde das pessoas e não apenas pensar em custos operacionais e lucros. Agrava a situação o fato de que em alguns períodos e em algumas regiões da cidade a frota foi reduzida, mesmo com o quadro de avanço da Covid-19”, observa o vereador .

Linhas de bairros da região do Campo Grande

Atendendo à demanda de moradores, Paulo Bufalo também solicitou informações sobre estudo para extensão da linha 202 até o parque Valença I e sobre outras linhas que poderiam atender as áreas localizadas no mesmo bairro e mais distantes do terminal do Campo Grande.

Também foi solicitado, em outro requerimento, informações sobre a linha 209, que atende o bairro Chácaras Cruzeiro do Sul e Colina Verde. O questionamento é sobre os motivos que levaram a interrupção do serviço nesses bairros aos finais de semana e feriados e quais são os horários de operação da referida linha. Esses requerimentos devem servir de base para encaminhar à Prefeitura as reivindicações dos moradores desses bairros.

Texto: Gabinete do vereador Paulo Bufalo
Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC

Publicada originalmente no site da Câmara Municipal de Campinas em em 1/03/2021.