Sandrinha Laschet, integrante do coletivo Bosque dos Jequitibás sem jaulas, recebe compromisso assinado por Paulo Bufalo, Pedro Tourinho e Edilene Santana

Luta de coletivo pede transferência de animais do Bosque

Em defesa da vida e assumindo mais um compromisso com a proteção e o bem-estar dos animais, Paulo Bufalo assinou a Carta de Compromisso de iniciativa do coletivo vegano Bosque dos Jequitibás sem jaulas que pede a transferência imediata dos animais do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, para locais adequados como Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), para aqueles que podem ser reintegrados à natureza ou para santuários, para os que não podem. O candidato a prefeito Pedro Tourinho (PT) e a candidata a vice Edilene Santana (PSOL) também assumiram o compromisso.

“Esse espaço que faz parte da nossa história e é uma incrível área verde para a região, infelizmente, possui um zoológico e um aquário em suas dependências, confinando não só animais de grande porte, como felinos e um hipopótamo, mas também répteis e animais de outros biomas e faunas, não atendendo a diversas necessidades de muitos deles”, diz trecho do documento.

Outro problema é que o Bosque está localizado entre dois estádios de futebol e avenidas muito movimentadas com excesso de ruído e fogos de artifício causando sofrimento aos animais. Paulo Bufalo é autor da lei nº15.367 de 2017, que proíbe a soltura de fogos e artefatos pirotécnicos, uma luta conquistada junto aos protetores da causa animal.

O coletivo Bosque dos Jequitibás sem jaulas busca colaborar com a construção dessa ação e já fez contato com santuários que possam receber alguns desses animais. Também trabalha por iniciativas de políticas públicas junto com a participação da sociedade civil. Paulo Bufalo disse que o legislativo pode apresentar um relatório à prefeitura sobre a situação, elaborado em uma Comissão de Estudos, para que o recurso conste no orçamento municipal.

A Carta de Compromisso pede a participação dos candidatos em 4 pontos: criação de uma Comissão de Estudos; propor recursos para construção do CRAS; propor que o Bosque se torne um espaço de preservação ecológica, de educação ambiental e de atividades culturais; e propor a proibição de espaços como zoológicos no cidade.

Propostas

Umas das propostas de Paulo Bufalo é aprimorar e exigir fiscalização das leis que coíbem maus tratos a animais, adequando a legislação à realidade atual. Outra proposta é lutar para evitar acidentes contra animais na rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, em locais críticos com presença de macacos e animais silvestres.

Conheça o texto dos 4 pontos propostos na íntegra:

  1. Promover a criação de um Grupo de Trabalho ou Comissão que irá fazer um levantamento acerca da situação dos animais do Bosque (quantos e quais são os animais, estado de saúde, tamanho das jaulas/área dedicada, higienização e segurança dos espaços) de maneira a viabilizar, adequadamente, a transferência desses animais a Santuários e Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), levantando os custos, que deverão ser arcados pelo executivo, conforme o que for acordado com essas organizações que irão assumir os cuidados.
  2. Acelerar o processo de construção do CRAS, de maneira a não depender mais do Bosque dos Jequitibás para atender aos animais silvestres que necessitem de algum socorro.
  3. Manter, porém ressignificar a existência do Bosque dos Jequitibás, não mais como um zoológico e nem como um CRAS, mas sim como um espaço de preservação ecológica, promovendo educação ambiental. Essa ressignificação buscaria preservar e aumentar o interesse da população pelo espaço, possibilitando atividades culturais, de maneira a não afetar negativamente as atividades econômicas do Bosque e da região.
  4. Propor um projeto de lei que proíba que outros zoológicos e demais recintos que utilizem animais como recreação sejam criados na cidade de Campinas.