Nos últimos 4 anos o governo federal vem desmontado de forma acelerada os mecanismos de gestão e participação social em todos os setores. O setor cultural vem sofrendo fortemente com este desmonte acompanhado de trágicos cortes de investimentos públicos no setor que contribui com 2,64% do Produto Interno Bruto, segundo estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) envolve 5,2 milhões de pessoas que segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). e

Deste de junho de 2019, o professor Paulo Bufalo, atuou junto ao Pontão de Cultura Arete de Campinas e coordenadores do Programa WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware e STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) na formulação de ações para enfrentar, resistir e apresentar soluções para as Políticas Culturais de Campinas e do Brasil.

Em 2019, desempenhou um importante papel no contexto da articulação e distinação de emenda parlamentar do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL) para a agenda da cultura, naquela ocasião apresentamos um projeto sobre Economia da Cultura de Campinas, agora no contexto da pandemia se concretiza como um projeto de pesquisa: Observatório da Cultura – Lei Aldir Blanc, com execução do Programa WASH e apoio do CNPq.

Desde a decretação do Estado de Emergência em Saúde e do Decreto de Calamidade Pública do Covid 19 no Brasil, o setor cultural sofreu de forma profunda e imediata os impactos econômicos e sociais com a paralisação de suas atividades.

A vitalidade de organização política da cultura brasileira reagiu a este cenário epidêmico de forma imediata consolidando a aprovação de Lei de Emergência Cultural – Aldir Blanc (Lei 14017/2020).

O Observatório da Cultura, conta com pesquisadores que farão um levantamento, pesquisa-ação, transferência de tecnologia, levantamento de dados, formação, implementação de ferramentas colaborativas, enfim fará uma pesquisa sobre a Lei Aldir Blanc. O projeto pretende realizar uma cartografia sócio cultural, estabelecerá diálogos, reflexões, ações, troca de ideias, pesquisas, análises, sistematização de informações, publicização de conhecimentos, acompanhamento, pesquisando, monitoramento, avaliação e a execução da Lei 14.017/2020.
Agradecemos ao Paulo Bufalo e ao deputado Ivan Valente, essa importante iniciativa!